top of page

Elaboração de relatórios de análise de estabilidade de taludes de barragens, pilhas, encostas e cavas de mineração

O objetivo de realizar uma modelagem numérica de análise de estabilidade de taludes é avaliar a possibilidade de ocorrência de escorregamento de massa do material constituinte presente em talude natural ou construído.


Estas análises são realizadas através de metodologias já bem difundidas e reconhecidas. A análise de estabilidade pode ser realizada através de Métodos determinísticos, que atualmente é mais utilizada ou através de Métodos probabilísticos de análise de estabilidade, método este que vem sendo amplamente utilizado, devido ao fato de considerar através de métodos probabilísticos, a variabilidade natural dos materiais constituintes ou de construção.


O produto final da modelagem numérica de análise de estabilidade de um talude é o fator de segurança FS, sendo este um número ou uma faixa de variação de FS. Este número é considerado como aceitável quando está acima de valores mínimos em normas técnicas nacionais ou até mesmo internacionais em vigência, e também quando está em consonância com as boas práticas da engenharia geotécnica.


Para realização deste tipo de análise é necessário conhecer a geometria do talude, que pode ser obtida através de levantamentos topográficos, e também os parâmetros geotécnicos dos materiais, os quais são obtidos através de ensaios de campo e de laboratório. Muitas vezes é necessário conhecer a posição do lençol freático da área de estudo, o qual pode ser obtido através de campanhas de sondagens, instalação de medidores de nível agua, etc.


A Geoengenharia possui em seu quadro técnico, profissionais capacitados e com experiência em modelagem numérica e elaboração de relatórios de análise de estabilidade de taludes de barragens, pilhas, encostas e cavas de mineração, em atendimento as normas técnicas nacionais e internacionais em vigência, e também em consonância com as boas práticas da engenharia geotécnica.

bottom of page