Elaboração de estudos e Programas de Recuperação de Áreas Degradadas PRAD
Os Programas de Recuperação de Áreas Degradadas PRAD têm como objetivo a reabilitação das áreas impactadas por atividades antrópicas, atuando sobre os meios físico e biótico de forma a retorná-los à condição mais próxima daquela anterior às intervenções humanas. Um ecossistema é considerado recuperado quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento de forma autosuficiente.
Atualmente os projetos de Recuperação de Área Degrada são exigidos de todo o empreendimento voltado para a exploração de recursos minerais e também de outras atividades que degradem as condições ambientais naturais. O empreendedor fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.
A abrangência dos estudos de Avaliação de Impacto Ambiental para o desenvolvimento de projetos de Recuperação de Áreas Degradas faz com que seja necessário o envolvimento de uma equipe multidisciplinar: geotécnicos, geólogos, hidrólogos, geoquímicos, biólogos, sócio economistas, dentre outros.
Hoje, normalmente, existem, em vários estados, roteiros ou termos de referência para elaboração de PRAD. É recomendado que um projeto técnico contenha os seguintes itens básicos: introdução, objetivos, metas, metodologia, sistema de monitoramento e avaliação, cronograma de execução, recursos materiais, humanos e financeiros, e anexos.
A Geoengenharia possui em seu quadro técnico, profissionais capacitados e com ampla experiência na realização de estudos e Programas de Recuperação de Áreas Degradadas PRAD, buscando atendimento as normas técnicas nacionais e internacionais em vigência, e também em consonância com as boas práticas da engenharia.