top of page

Elaboração de programas de investigações geológicas e geotécnicas

No desenvolvimento de um projeto de fundações é indispensável o reconhecimento dos perfis dos solos envolvidos e de suas respectivas características geotécnicas. Para tal, são planejadas investigações geotécnicas com respaldo no estudo da hidrografia, orografia, geologia e pedologia da região. Este Programa é o planejamento de uma campanha de investigações de campo e laboratório que deve considerar os aspectos de custos, características das obras e as condicionantes geológicas geotécnicas, por exemplo: solos lateríticos, saproliticos, e colapsivos, existência de rocha e matacões, presença de zonas carsticas, hidrogeologia, sazonalidade, etc.


Para construir uma estrutura qualquer, precisamos estar cientes que o subsolo é constituído por solos e rochas, e que para tratá-los, do ponto de vista da engenharia civil, precisamos compartimentá-lo em camadas, para avaliar o seu comportamento à resistência, compressibilidade e permeabilidade, etc.


As investigações geológicas geotécnicas devem ser realizadas no sítio geotécnico, isto é, local onde o conhecimento das camadas típicas de solos (que podem ser estatisticamente tratadas como um universo) influencia no comportamento das obras de engenharia pelo seu carregamento ou descarregamento e/ou alteração do estado de tensões atuando nos solos do subsolo. Qualquer obra de engenharia civil altera o estado de tensões no subsolo, que por sua vez se comportará de forma específica em função das propriedades de engenharia dos solos (resistência, compressibilidade e permeabilidade).


Assim, qualquer obra de engenharia, para ser segura, precisa ter seu subsolo conhecido (através das investigações geológicas geotécnicas) de forma abrangente, de modo a conhecermos o comportamento dos solos e, consequentemente, da estrutura (obra de engenharia).


Um bom programa de investigações deve ser elaborado de forma clara e objetiva, para que a empresa responsável pela execução não tenha dúvida com relação e nenhum critério e principalmente, orientar quais são os principais dados que devem ser apresentados e também, como proceder no caso de serem identificadas inconsistências no campo. Quanto às coletas de amostras e aos ensaios de laboratório, também deve ficar claro: a localização da coleta das amostras, sua profundidade e os tipos de amostragem (deformadas e indeformadas), topo de embalagem, etc. Assim como, os tipos de ensaios e procedimentos de execução.


Durante a realização da campanha é recomendável o acompanhamento pelo ATO Acompanhamento Tecnico de Obras, ou que no mínimo, o engenheiro responsável pelo projeto faça visitas ao local das investigações, para reconhecimento das principais particularidades do local.


A Geoengenharia possui em seu quadro técnico, profissionais capacitados e com experiência na elaboração de programas de investigações geológicas e geotécnicas, em atendimento as normas técnicas nacionais e internacionais em vigência, e também em consonância com as boas práticas da engenharia geotécnica.

bottom of page