Instalação e Teste de vida em Piezômetros e indicadores de nível d'água
INSTALAÇÃO
A instrumentação geotécnica instalada em barragens tem como objetivo a observação, detecção e caracterização de eventuais deteriorações que constituem risco potencial às condições da segurança global do empreendimento.
Ela permite fazer um processo de aquisição, registro e processamento sistemático dos dados obtidos, a partir dos instrumentos de medida instalados em diferentes seções e zonas dos maciços investigados. Nessas análises são incluídos valores limites no programa de instrumentação de forma a facilitar a detecção imediata de possíveis anomalias.
O propósito principal da instrumentação é o de fornecer dados que auxiliem na avaliação da segurança da barragem através do seu desempenho ao longo do tempo, suas leituras devem ser confiáveis para que possibilitem a detecção precoce de problemas potenciais para que sejam sanados.
A instalação dos instrumentos deve ser executada conforme as especificações técnicas estabelecidas em projeto, observando no mínimo, o disposto a seguir:
-
Locação dos instrumentos (cotas de instalação dos tubos, coordenadas e cota da superfície do terreno no local da instalação, para todos os instrumentos);
-
Execução dos furos de sondagem para instalação dos piezômetros e INA’s, com descrição geotécnica dos materiais e posição do nível d’água (NA);
-
Montagem e instalação dos instrumentos;
-
Execução de ensaios de teste de vida após a instalação dos instrumentos;
-
Apresentação de um relatório “as built”, indicando a locação e cotas de instalação dos instrumentos, conforme indicação de projeto, contendo: Locação dos instrumentos (coordenadas UTM, elevação de referência ou de topo, elevação do bulbo e data de instalação); Curvas e tabelas com os resultados dos testes de recuperação de níveis d’água; Relatos de eventuais problemas e condicionantes surgidos durante a instalação dos instrumentos e/ou durante a execução das sondagens.
TESTES DE VIDA
A execução do teste de vida ou teste de recuperação de instrumentos de controle de segurança, tem como finalidade avaliar a funcionalidade dos instrumentos e ainda, obter uma estimativa do coeficiente de permeabilidade no entorno da célula drenante do instrumento, mediante a determinação do tempo resposta "time lag" do instrumento.
Os piezômetros e indicadores de nível d`água são instrumentos de grande importância para o monitoramento da segurança de barragens, e consequentemente, suas leituras devem ser confiáveis. A execução do teste de vida ou de recuperação dos instrumentos visam confirmar a confiabilidade dessas leituras, traduzindo assim, o real comportamento da estrutura.
Previamente aos procedimentos do teste de vida é importante realizar a limpeza da tubulação do instrumento, afim de remover sedimentos ali depositado durante a sua vida útil.
Durante a execução dos testes de vida dos instrumentos, também pode ser realizada a microfilmagem do tubo do instrumento para avaliar alguma manifestação patológica com desencaixe de tubos, entupimento, dentre outros.